Ação de Entrega de Filtros na Rocinha

A dificuldade no acesso à água potável é uma realidade para milhares de famílias moradoras dos complexos de favelas da cidade. Com o intuito de viabilizar o acesso à água de qualidade e mitigar riscos à saúde da população mais vulnerável, o Programa da Prefeitura do Rio, Territórios Sociais, em parceria com a Obra Social RIOinclui, iniciam neste sábado (18), na Rocinha, uma ação de entrega de filtros para beneficiar famílias em extrema vulnerabilidade social.

“Nesta ação serão beneficiadas famílias vulneráveis que foram identificadas pelo programa Territórios Sociais e que possuem pelo menos um membro com deficiência. Entregar esses filtros significa reduzir uma fragilidade na vida dessas pessoas. Quando entregamos um filtro de barro, estamos prevenindo o aparecimento de doenças relacionadas à ingestão de água contaminada”, explica Andrea Pulici, coordenadora do programa pelo Instituto Pereira Passos.

A entrega deste sábado será no Centro Municipal de Saúde Albert Sabin, com a presença da primeira-dama e presidente de honra da RIOinclui, Cristine Paes, e contemplará 35 famílias do território. Ao todo, 123 famílias receberão os filtros ao longo das próximas semanas. As entregas serão feitas com o apoio das três unidades de saúde que atendem a comunidade. Em outubro, as entregas beneficiarão as famílias da Cidade de Deus.

“Muito importante esta ação em parceria, facilitando o acesso de crianças e adolescentes com deficiência e suas famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, residentes da Rocinha, à água potável de qualidade”, afirma Cristine Paes, presidente de honra da RIOinclui.

Territórios Sociais e Obra Social RIOinclui

Desenhado em 2016, o programa Territórios Sociais é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, com apoio do ONU-Habitat, que trabalha identificando e monitorando famílias com os menores índices de desenvolvimento social nos 10 maiores complexos de favelas da cidade: Alemão, Maré, Chapadão, Pedreira, Vila Kennedy, Lins, Penha, Cidade de Deus, Jacarezinho e Rocinha. Os agentes de campo contratados pelo programa visitam todas as casas dos territórios, aplicando um questionário criado de acordo com o Índice de Pobreza Multidimensional da ONU, que aponta as famílias que sofrem privações graves nas áreas de Saúde, Educação e Padrão de Vida.

Já a  RIOinclui - Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro, é uma associação civil, filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como presidente de honra a primeira dama do município, Cristine Paes, e como público pessoas com deficiência e suas famílias. A instituição trabalha de três formas: na execução de projetos, no estabelecimento de articulações entre atores e no desenvolvimento de ações de conscientização social.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support