BRINQUEDOTECAS

Sobre o projeto

A construção de brinquedotecas acessíveis e seguras em áreas hospitalares tem como objetivo principal promover o acesso das crianças e adolescentes em atendimento a um espaço de integração, recreação e lazer. Pesquisas comprovam que estes espaços são de grande importância para o sucesso do tratamento médico e para a humanização das relações entre equipe, pacientes e familiares.

A RIOinclui desenvolveu os projetos arquitetônicos considerando os espaços disponíveis,  o perfil e o histórico das crianças atendidas, tendo como base as demandas apresentadas pelas equipes hospitalares e pelas mães dos pacientes."

Esta iniciativa foi o resultado da parceria estabelecida entre a RIOinclui e a Animasom.

RESULTADOS

BRINQUEDOTECA FELIPE CORDEIRO GUERRA NIGRI – HOSPITAL MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO LORETO

Construída em 2014 na instituição que é referência em cirurgia e tratamento de lábio leporino e fenda palatal, a brinquedoteca de 100m² conta com pula-pula, banheiro infantil e uma minicidade com oficina mecânica, biblioteca, bistrô, salão de beleza e mercadinho. Os adolescentes ganharam uma área independente com totó, tênis de mesa e jogos eletrônicos.

Cerca de 200 crianças e adolescentes são atendidas todos os dias nesta unidade de saúde.

 

PARQUINHO DO IFF – INSTITUTO FIGUEIRA FERNANDES

Com uma área de 40m², o parquinho oferece um ambiente lúdico desenvolvido especialmente para favorecer a reabilitação terapêutica, com mesas e cadeiras posicionadas para proporcionar total interação e contato visual entre as crianças nos momentos de jogos, leitura, pintura e brincadeiras. O local ainda tem tapete de EVA, espelho grande, quadro imantado, brinquedos e muito mais. Lá também são desenvolvidas atividades de leitura, pintura e jogos.

Em média são atendidas 154 crianças e adolescentes diariamente no ambulatório. Além de 104 crianças e adolescentes internadas que também frequentam o espaço.

DEPOIMENTOS

“Ficou mais fácil vir pro hospital. As crianças são muito agitadas e não gostam de ficar sentadas, esperando a consulta. Agora eles gostam do hospital e não querem ir embora.”

“Ele passou a gostar de vir ao hospital. Diz que vem para brincar na brinquedoteca.”

“Percebi que pelos tratamentos ela não queria vir ao hospital, pois tinha medo do dentista. Como agora eu falo que ela pode ficar na brinquedoteca, ela fica mais calma e compreensiva, se distrai. É um grande incentivo essa sala.”

“Gostaria que continuasse esse trabalho, pois está muito bem organizado e as crianças interagem com mais facilidade.”

“Obrigado por ajudarem nos momentos passados no hospital, que por vezes são estressantes. Agora são divertidos, agradáveis e de incentivo a novos amigos.”

“Aqui tem tudo que eles gostam. É tudo maravilhoso para as crianças.”

“Um excelente ambiente. Meu filho ama este lugar. Obrigado.”

Logo Rio inclui com fundo branco e quadriculados cinza.

Endereço

Rua São Clemente, 360 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Telefone

(21) 2976-9120

Contato

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support