João Ferreira

A história

João, 11 anos, uma criança com deficiência por sequela de meningoencefalite tuberculosa apresentava encefalopatia e sequelas respiratórias e motoras graves, acamado e traqueostomizado demandava cuidados diários de higiene e saúde, sua  mãe era principal cuidadora. Além da mãe residia com mais uma irmã de 5 anos.

Em visita ao domicílio da família na comunidade da Rocinha, a equipe RIOinclui identificou as péssimas condições da moradia, com pouca  ventilação,  pouca iluminação, instalações elétricas precárias e um banheiro somente com o vaso sanitário que para dar banho na criança a responsável utilizava a pia da cozinha.

Iniciou-se por meio do Programa Moradia e Acesso, o acompanhamento social e as ações para a intervenção arquitetônica. Durante esse processo, lamentavelmente João veio a óbito.

A equipe RIOinclui  se solidarizou e manteve todo  o apoio necessário à família, tanto nos tramites de sepultamento e acesso aos direitos socioassistenciais quanto na  continuidade das obras e reparos da moradia pelo Programa Moradia e Acesso, o  que possibilitou uma melhoria expressiva na condição habitacional e na qualidade de vida dos familiares.

Família sorrindo para foto dentro da casa reformada pelo Programa Moradia e Acesso, ao fundo uma parede branca com quadros.

O domicilio foi reformado com a pintura das paredes internas e externas, instalação do lavatório no banheiro, adaptação das instalações elétricas, revestimento das paredes da cozinha e do banheiro, aquisição de mobiliário e produtos de decoração. .

Confira o antes e depois desta história

Antes Depois
Antes Depois
Antes Depois
Logo Rio inclui com fundo branco e quadriculados cinza.

Endereço

Rua São Clemente, 360 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Telefone

(21) 2976-9120

Contato

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support