SAMUEL EDUARDO

A história

Samuel é uma criança com deficiência múltipla, de 05 anos, que faz uso de cadeira de rodas e medicação controlada.

Residente na comunidade dos Teixeiras, em Jacarepaguá, com mais 11 pessoas, entre genitora, irmãos e sobrinho.

Nas primeiras visitas domiciliares foi possível conhecer a realidade da criança e sua família: as condições habitacionais precárias em relação à ventilação, insalubridade e visível falta de dignidade. Principalmente, para Samuel, a questão da falta de acessibilidade era um fator que prejudicava a sua mobilidade na residência, o desenvolvimento pleno da sua autonomia e a falta de um espaço físico digno para o seu desenvolvimento infantil; uma vez que lhe faltava até a possibilidade de explorar do espaço físico da sua residência.

Em relação à renda familiar, sendo proveniente do Benefício de Prestação Continuada e auxílio Brasil, acabava por não ser suficiente para atender todas as necessidades da família.

Entendendo o contexto apresentado e o papel do Programa Moradia e Acesso em ampliar as possibilidades do Samuel e de seus familiares, um projeto arquitetônico personalizado e com participação da família foi elaborado.

Através dos atendimentos sociais, Samuel foi inserido nos atendimentos de fisioterapia, bem como o acompanhamento ao atendimento educacional na rede pública de ensino.

Em atenção à família, a genitora e uma das irmãs foram inseridas no programa A TUA AÇÃO, passando a desenvolver atividades de geração de renda e participação em curso de gastronomia.

A mudança no cenário habitacional pode ser observada nas fotos a seguir.

Confira o antes e depois desta história

Logo Rio inclui com fundo branco e quadriculados cinza.

Endereço

Rua São Clemente, 360 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Telefone

(21) 2976-9120

Contato

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support