QUEM SOMOS

Nossa História

A Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro iniciou suas atividades em 1984 e sempre teve como princípio ser presidida pela primeira-dama da gestão municipal em vigor. Desde sua criação, todas as administrações direcionaram seus projetos às pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade do Rio de Janeiro. Atuaram na realização de projetos de capacitação profissional, atendimentos a idosos, entre outros. Mas sua atividade não focava em nenhum segmento específico da população.

Quando se deu início à primeira gestão do prefeito Eduardo Paes, assumiu a presidência da instituição a Sra. Cristine Paes. A nova gestora decidiu alterar a forma de trabalho da Obra Social, focando no trabalho minucioso para um determinado grupo social: as pessoas com deficiência. Portanto, a partir de 2009, a instituição foi rebatizada, ganhou uma nova marca e um novo foco. A Obra Social passou a se chamar RIOinclui.

 

equipe rioinclui com crianças e familiares sentados num tapete verde e com portas de vidro ao fundo

Apesar de constituir uma parcela considerável da população, as pessoas com deficiência enfrentam dificuldades para garantir seus direitos e contam com atenção limitada da sociedade. Sendo assim, foi priorizada então a realização de projetos voltados, exclusivamente, para este público, principalmente crianças e adolescentes que vivem em áreas de risco social.

Após um período de estudos e pesquisas sobre o que já havia de concreto sendo realizado para o cuidado destas pessoas, tanto na esfera governamental (municipal, estadual e federal) quanto não-governamental (ONGs, empresas e outras instituições), foram identificadas as maiores demandas em toda a cidade. Ficou clara a necessidade de concentrar o foco do trabalho nas necessidades básicas do ser humano: saúde, moradia digna e direito ao lazer das crianças e adolescentes com deficiência.

 

Em seguida, a RIOinclui capacitou-se para viabilizar projetos sociais que de fato atendessem às necessidades desse grupo. E só então começou a agir. A fim de conectar e integrar uma rede de relacionamentos e formatar uma metodologia viável de trabalho, foi estabelecido um conjunto de planos e metas.

A princípio, foram realizados e apoiados projetos de esportes, de artes, entre outros. Até que os esforços da organização foram concentrados na melhoria habitacional e, por consequência, das condições de vida das pessoas com deficiência.

Além de projetos próprios que estimulam mudanças, a RIOinclui também apoiou projetos sociais de interesse público. Afinal, muitas instituições que desenvolvem projetos relevantes nesta área não têm condições de caminhar muito além do que já estão executando. Por isso, muitas vezes foram feitos investimentos nas ações destas entidades.

Para apoiar terceiros e executar seus projetos, a RIOinclui captou recursos financeiros privados e estabeleceu parcerias públicas e privadas.

A RIOinclui é uma associação civil, filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos, que está sempre em busca de proporcionar às pessoas com deficiência meios para maior dignidade e motivação.

Família de cinco membros com um cadeirante ao centro, na sala de estar com paredes verdes.

Visão

Ser referência como organização da sociedade civil na inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.

Valores

Cidadania, Cooperação, Dignidade, Diversidade, Equidade, Igualdade, Inclusão, e Transparência.

Missão

Executar programas e projetos, estabelecer articulações envolvendo organizações governamentais e da sociedade civil e promover ações de conscientização socioeducativa, tendo como público as pessoas com deficiência e suas famílias residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Objetivos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS's / A RIOinclui está alinhada com os seguintes ODS's: 

imagem com sete ícones das ods

Nossa Evolução

2009

Estudo e pesquisa para identificação das maiores carências em toda cidade. Capacitação da equipe e da estrutura para a viabilização de projetos sociais.

2009

2010

Início dos Projetos

Os esforços foram concentrados na execução de 2 projetos principais: Moradia e Acesso e Escola de Esportes.

2010

2011

Moradia e Acesso

Projeto Moradia e Acesso cresce e torna-se um Programa, abrangendo outras áreas. Início do Projeto A Tua Ação de capacitação de mulheres.

2011

2012

ONU / RIADIS

A RIOinclui é credenciado na Conferência dos Países-Membros da Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e é aceito como membro colaborador da RIADIS.

2012

2013

Todos Podemos

Lançamento oficial das versões em português das publicações It´s About Ability (Todos Podemos... é disso que se trata) e Learning Guide on the Convention on the Rights of Persons with Disabilities (Guia de Aprendizado sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência).

2013

2014

Zero Project

A RIOinclui recebe, na Áustria, o Prêmio Zero Project - Práticas Inovadoras em Acessibilidade, pela execução do Programa Moradia e Acesso. 

2014

2014

Brinquedoteca no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto

Criação da Brinquedoteca no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto.

2014

2015

Brinquedoteca no Parquinho do Instituto Fernandes Figueira

Destaque para a execução do Projeto Brinquedoteca que implantou e humanizou o Parquinho do Instituto Fernandes Figueira.

2015

2016

Ano de avaliação

Ano de avaliação das atividades desenvolvidas nos oito anos de gestão; Book.

2016

2021

Retomada dos projetos e programas.

2021

Na cidade do Rio de Janeiro, cerca de 900 mil pessoas convivem diariamente com as dificuldades impostas por sua condição. Esta situação se apresenta principalmente em áreas carentes. E este foi o foco da atuação da RIOinclui: garantir uma condição de vida melhor para centenas de cidadãos desta cidade.

Nossa Equipe

Presidente de Honra

Cristine Paes

Diretora Presidente

Isabel Gimenes

Assessora da Diretora Presidente

Flavia Ribeiro

Programas e Projetos

Luciane Frazão – Coordenadora de Projetos
Claudia Pessoa – Assistente Técnica
Luciene França – Assistente Social
Rosane do Amaral – Arquiteta
Luciana Meira – Psicopedagoga

Administrativo/Financeiro

Luiz Fernando Mendes – Coordenador Administrativo Financeiro
Daniele Cavalcante – Assistente Aministrativa
Franklin Santos – Assistente Adminstrativo
Katia Ferreira – Assistente Administrativa
Jorge Santos – Motorista

Secretária Executiva

Cecilia Toledo

Assessora de Comunicação

Gabriella Santos

Equipe da RIOinclui formada por 10 pessoas, todos com camiseta na cor rosa em uma escadaria, tendo o Pala´cio da Cidade ao fundo.
Logo Rio inclui com fundo branco e quadriculados cinza.

Endereço

Rua São Clemente, 360 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Telefone

(21) 2976-9120

Contato

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support