CONVIDO A FAMÍLIA. CONVIDA RIO

Sobre o projeto

A atividade envolve a promoção de espaços acessíveis a fim de ampliar o repertório cultural e de lazer das pessoas com deficiência e seus familiares por meio de divulgação de dispositivos culturais e disponibilização de ingressos e convites. Para os espaços de cultura e lazer, apoio para a observação do seu próprio repertório de acessibilidade físico, comunicacional e atitudinal.

Metodologia: Rodas de conversa com famílias das instituições credenciadas numa proposta de escuta em relação aos equipamentos culturais e de lazer na cidade do Rio de Janeiro. Bem como fomentar a conscientização pela participação na construção de uma cidade mais acessível, tendo como base os objetivos do desenvolvimento sustentável, identificando estratégias comunitárias.

Objetivos: proporcionar acesso de pessoas com Deficiência e familiares nos espaços de cultura e lazer acessíveis na Cidade do Rio de Janeiro.

Em 2021, o projeto, antes chamado Eu Convido a Família, é renomeado Convido a Família. Convida Rio., objetivando ampliar o quantitativo de equipamentos acessíveis na cidade do Rio de Janeiro.

Total de ingressos disponibilizados e quantidade total de pessoas beneficiadas

CIRCO

0

TEATRO

0

RECREAÇÃO

0

PESSOAS

0

DEPOIMENTOS

De acordo com entrevistas realizadas com os dirigentes das instituições beneficiadas, essas atividades colaboram para o lazer e para a cultura das famílias, e ainda promovem o sentimento de pertencimento ao mundo, para além das comunidades em que vivem.

“Gostaria de agradecer ao RIOinclui pelos convites que são dados aos nossos pequenos para vários passeios, porque muitas de nós nem sempre temos recursos financeiros pra custear passeios com nossos filhos, e esses passeios são muito satisfatórios pra eles e pra nós responsáveis também, eu costumo dizer que eu não levo minha filha para passear, ela que me leva e eu só a acompanho. O meu muito obrigado a todos os envolvidos pela oportunidade de incentivar a cultura e lazer pra nossos filhos.”
Gracie Kelly Campos Teixeira – Mãe de Camila Emanuelly Teixeira Dias (6 anos), atendida pela Obra Social Dona Meca desde 27/01/2011

“É tudo de bom, a gente se sente fazendo parte daquele mundo, do mundo das pessoas que vão ao shopping e podem usufruir de tudo. Eu moro na Rocinha já venho a esse shopping há muito tempo, mas só para ficar andando e agora não, agora eu vou ao teatro, já posso assistir as peças, que são excelentes, depois até tomamos sorvete. Eu, meu marido, minha filha Adélia e as vezes minha afilhada, que fica toda boba quando eu levo. Me sinto muito bem, importante e feliz.”
Antonia Eliene Costa de Almeida mãe da usuária Adélia Rosa Costa de Almeida, atendida pelo Instituto Véras/DEPSI

“Nossa, é bom demais! Eu vou mesmo todas as vezes que a Sylvia me convida e ainda mais que ela me deixa levar os meus sobrinhos, porque moramos todos juntos e sabe como é criança se uma vai, todas querem ir. Nós também nunca tínhamos ido ao teatro e agora já fomos mais de uma vez, acho que umas 3 ou 4 vezes. A criançada se sente, aquele lugar todo bonito com pessoas bonitas. Bom, bom demais!”
Adeildes Nascimento Diniz Pereira mãe da usuária Maysa Kelly Pereira Nascimento, atendida pelo Instituto Véras/ DEPSI

“Tenho hoje 38 anos e sou nascido e criado na favela Santa Marta em Botafogo. Sou o filho mais velho de 3 irmãos e por isso meus pais não puderam me proporcionar uma ida ao teatro, por isso hoje sei valorizar a oportunidade que o RIOinclui está dando para as pessoas que não podem pagar um ingresso para assistir espetáculos tão belos. São iniciativas como essas que ajudam a transformar o país. Vocês estão de parabéns.”
Ronaldo Junior – CRAS Padre Veloso

“Eu acho muito legal as peças e só assim eu consigo ir ao teatro. Seria muito bom se tivéssemos mais chance de ir!”
Erick dos Santos da Silva – 11 anos – CRAS Padre Veloso - morador do Horto

“O Wanderley (deficiente visual) enviou mensagem dizendo que ADOROU o espetáculo, a audiodescrição da Inara foi perfeita, que ele diz que até conseguiu VER. Emocionante demais. Faz tudo valer a pena, obrigada!”
Wanderley – Grupo Retina Rio

No final de semana do dia 12 e 13 de março de 2022, 19 pessoas (crianças e adolescentes com deficiência e familiares) atendidas no Depsi assistiram ao Espetáculo Mágico de Oz no teatro Vanucci
Logo Rio inclui com fundo branco e quadriculados cinza.

Endereço

Rua São Clemente, 360 - Botafogo
Rio de Janeiro/RJ

Telefone

(21) 2976-9120

Contato

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support