CONVIDO A FAMÍLIA. CONVIDA RIO

Sobre o projeto

A atividade envolve a promoção de espaços acessíveis a fim de ampliar o repertório cultural e de lazer das pessoas com deficiência e seus familiares por meio de divulgação de dispositivos culturais e disponibilização de ingressos e convites. Para os espaços de cultura e lazer, apoio para a observação do seu próprio repertório de acessibilidade físico, comunicacional e atitudinal.

Metodologia: Rodas de conversa com famílias das instituições credenciadas numa proposta de escuta em relação aos equipamentos culturais e de lazer na cidade do Rio de Janeiro. Bem como fomentar a conscientização pela participação na construção de uma cidade mais acessível, tendo como base os objetivos do desenvolvimento sustentável, identificando estratégias comunitárias.

Objetivos: proporcionar acesso de pessoas com Deficiência e familiares nos espaços de cultura e lazer acessíveis na Cidade do Rio de Janeiro.

Em 2021, o projeto, antes chamado Eu Convido a Família, é renomeado Convido a Família. Convida Rio., objetivando ampliar o quantitativo de equipamentos acessíveis na cidade do Rio de Janeiro.

Total de ingressos disponibilizados e quantidade total de pessoas beneficiadas

CIRCO

0

TEATRO

0

RECREAÇÃO

0

PESSOAS

0

DEPOIMENTOS

De acordo com entrevistas realizadas com os dirigentes das instituições beneficiadas, essas atividades colaboram para o lazer e para a cultura das famílias, e ainda promovem o sentimento de pertencimento ao mundo, para além das comunidades em que vivem.

“Gostaria de agradecer ao RIOinclui pelos convites que são dados aos nossos pequenos para vários passeios, porque muitas de nós nem sempre temos recursos financeiros pra custear passeios com nossos filhos, e esses passeios são muito satisfatórios pra eles e pra nós responsáveis também, eu costumo dizer que eu não levo minha filha para passear, ela que me leva e eu só a acompanho. O meu muito obrigado a todos os envolvidos pela oportunidade de incentivar a cultura e lazer pra nossos filhos.”
Gracie Kelly Campos Teixeira – Mãe de Camila Emanuelly Teixeira Dias (6 anos), atendida pela Obra Social Dona Meca desde 27/01/2011

“É tudo de bom, a gente se sente fazendo parte daquele mundo, do mundo das pessoas que vão ao shopping e podem usufruir de tudo. Eu moro na Rocinha já venho a esse shopping há muito tempo, mas só para ficar andando e agora não, agora eu vou ao teatro, já posso assistir as peças, que são excelentes, depois até tomamos sorvete. Eu, meu marido, minha filha Adélia e as vezes minha afilhada, que fica toda boba quando eu levo. Me sinto muito bem, importante e feliz.”
Antonia Eliene Costa de Almeida mãe da usuária Adélia Rosa Costa de Almeida, atendida pelo Instituto Véras/DEPSI

“Nossa, é bom demais! Eu vou mesmo todas as vezes que a Sylvia me convida e ainda mais que ela me deixa levar os meus sobrinhos, porque moramos todos juntos e sabe como é criança se uma vai, todas querem ir. Nós também nunca tínhamos ido ao teatro e agora já fomos mais de uma vez, acho que umas 3 ou 4 vezes. A criançada se sente, aquele lugar todo bonito com pessoas bonitas. Bom, bom demais!”
Adeildes Nascimento Diniz Pereira mãe da usuária Maysa Kelly Pereira Nascimento, atendida pelo Instituto Véras/ DEPSI

“Tenho hoje 38 anos e sou nascido e criado na favela Santa Marta em Botafogo. Sou o filho mais velho de 3 irmãos e por isso meus pais não puderam me proporcionar uma ida ao teatro, por isso hoje sei valorizar a oportunidade que o RIOinclui está dando para as pessoas que não podem pagar um ingresso para assistir espetáculos tão belos. São iniciativas como essas que ajudam a transformar o país. Vocês estão de parabéns.”
Ronaldo Junior – CRAS Padre Veloso

“Eu acho muito legal as peças e só assim eu consigo ir ao teatro. Seria muito bom se tivéssemos mais chance de ir!”
Erick dos Santos da Silva – 11 anos – CRAS Padre Veloso - morador do Horto

“O Wanderley (deficiente visual) enviou mensagem dizendo que ADOROU o espetáculo, a audiodescrição da Inara foi perfeita, que ele diz que até conseguiu VER. Emocionante demais. Faz tudo valer a pena, obrigada!”
Wanderley – Grupo Retina Rio

ATIVIDADES

No mês de agosto de 2023, a RIOinclui distribuiu 300 ingressos para o Espetáculo: “Unicirco em Busca da Alma do Circo”. As instituições beneficiadas foram:

-Núcleo de Oficinas Terapêuticas
-Instituto Consuelo Pinheiro
- Realizando o Futuro
- Sociedade Brasileira de Anchieta
- Associação de Assistência às Causas Sociais
- Fundação Amélia Dias

PARCERIA ENTRE CIDADE DAS ARTES E RIOINCLUI LEVA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AO MUSICAL DO BOB ESPONJA

A Cidade das Artes Bibi Ferreira e a Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro - RIOinclui firmaram uma parceria para promover a inclusão de 100 crianças e adolescentes com deficiência no espetáculo Bob Esponja, o musical. Os beneficiários atendidos pelas instituições apoiadas pelo RIOinclui serão divididos em quatro grupos. A primeira turma esteve nesta sexta-feira (07/07), na Grande Sala da Cidade das Artes, para assistir ao musical. Os outros três grupos participarão das sessões dos dias 9, 14 e 16 de julho.

A maior parte desse público nunca esteve em uma sala de teatro e essa é uma oportunidade de garantir o acesso dele às atividades culturais. Com idades variadas, as crianças com deficiência em situação de vulnerabilidade social são moradoras dos bairros de Vila Isabel, Jacarepaguá e Inhaúma. Elas são atendidas pelas instituições AACS (Associação de Assistência às Causas Sociais), Obra Social Dona Meca, Centro de Reabilitação e Orientação Beneficente de Inhaúma e FAMAD (Fundação Amélia Dias).

Vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a Cidade das Artes é um espaço de fomento cultural, onde são promovidas peças teatrais, festivais de música, exposições, atividades educativas, dança e artes plásticas.

- Nossa palavra de ordem na Cidade das Artes é a democratização. Essa parceria propicia o acesso de nossas crianças à programação da Cidade das Artes e é fundamental para incluir crianças e adolescentes com deficiência no mundo da arte. É uma ação de transformação social – destaca a presidente da Cidade das Artes, Daniela Santa Cruz.

A RIOinclui é uma associação civil, filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos que tem como principal foco de trabalho a prestação de assistência às pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro.

- É uma honra para a RIOinclui estar em parceria com a Cidade das Artes oportunizando o acesso à cultura, arte e lazer as pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Movimentos assim contribuem para que os espaços de cultura se preparem para receber a pessoa com deficiência e a sua família – diz a presidente de honra da RIOinclui e primeira-dama da cidade, Cristine Paes.

Pela primeira vez na Cidade das Artes, Patrícia Torres levou o filho Patrick, atendido na AACS, para assistir a peça Bob Esponja, o musical.

- É nossa primeira vez aqui e estou adorando. O espaço é muito bonito. Vi na televisão sobre o teatro do Bob Esponja, mas não teria condições de assistir se não fosse essa parceria. Sou mãe social e aproveito todas as oportunidades culturais, esportivas e sociais que são oferecidas – disse Patrícia.

''Uma das personagens mais encantadoras do Brasil está comemorando 60 anos, e a RIOinclui levou 176 pessoas, entre crianças e familiares, para celebrar com ela. Estamos falando da Mônica ❤️, a icônica personagem criada por @mauricioaraujosousa .

As instituições @icprj , @7cas_smas , @escola.inosel.rj , @crsantacecilia , CENOM e Instituto Realizando o Futuro, estiveram na pré-estreia do Circo Turma da Mônica, na Cidade das Artes, e vivenciaram a magia deste espetáculo repleto de interatividade e experiências sensoriais, que realizará todas as sessões com libras e legendas promovendo acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência.

Registramos aqui nosso agradecimento a Cidade das Artes por oportunizar esse momento único e marcante. ''

No dia 6/04/2023, o Teatro Municipal abriu seu espaço para ofertar a peça Giselle, um ballet romântico. A história trouxe muita emoção para os convidados da RIOinclui.

Numa parceria RIOinclui com a empresa Brain+, os meses de fevereiro e março foram de muita alegria, pois mais de 300 ingressos oportunizaram que pessoas com deficiência e seus familiares pudessem assistir ao Reder Abracadabra Circus, localizado no Leblon.

Destaque para a sessão que ocorreu no dia 25/02/2023, que trouxe como recursos de acessibilidade Libras e audiodescrição.

No final de semana de 15 e 16 de outubro de 2022, a Rio inclui levou um grupo de crianças e adolescentes com deficiência e seus familiares ao teatro para assistir à peça Peter Pan.
O que mais gostamos é levar alegria para essas crianças.
No final de semana do dia 12 e 13 de março de 2022, 19 pessoas (crianças e adolescentes com deficiência e familiares) atendidas no Depsi assistiram ao Espetáculo Mágico de Oz no teatro Vanucci.
Logo Rio inclui com fundo branco e quadriculados cinza.

Endereço

Rua São Clemente, 360 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Telefone

(21) 2976-9120

Contato

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support