A TUA AÇÃO

Sobre o programa

Durante a execução do Moradia e Acesso, identificou-se que a maioria dos núcleos familiares atendidos apresentavam mulheres (mães, tias e avós) como as principais provedoras do lar. Além disso, era comum que o rendimento familiar fosse baseado no BPC (Benefício de Prestação Continuada), pois a responsável pela casa não tinha condições de se ausentar para trabalhar, uma vez que ela era também a cuidadora da pessoa com deficiência. Um cenário que contribuía para o agravamento da situação de vulnerabilidade social dessas pessoas.

Assim surgiu o A Tua Ação. Com a missão de viabilizar a transformação das relações sociais presentes nos espaços físicos adaptados pela intervenção da arquitetura e promover a emancipação social e econômica das famílias envolvidas, o projeto oferecia cursos de capacitação profissional para geração de renda.

grupo de mulheres de camisetas brancas segurando secadores de cabelo atrás de pessoas sentadas em cadeiras de cabeleireiro em frente a espelhos

Através de levantamento socioeconômico, a estética foi eleita como área de interesse para a capacitação profissional, pois permitia que a prestação de serviço fosse feita em casa ou no domicilio da clientela. Assim, as mulheres podiam gerar renda atuando em locais próximos a sua residência. Desta maneira, estariam sempre perto para continuar prestando assistência às pessoas com deficiência pelas quais eram responsáveis.

Posteriormente o programa foi estendido às beneficiárias de outras instituições apoiadas pela RIOinclui que possuíssem a mesma situação socioeconômica das participantes do Moradia e Acesso. As turmas então passaram a mesclar mulheres de diferentes instituições mas com os mesmos enfrentamentos. Assim, a troca ficou cada vez mais rica e, além de aprender uma função profissional, elas também podiam conversar, confraternizar e somar conhecimentos.

O CURSO

A agenda do curso foi estruturada para conciliar as aulas com os compromissos e atividades dos tratamentos dos filhos das alunas matriculadas. As aulas aconteciam uma vez por semana e a capacitação durava 6 meses no total (4 meses para a formação de assistentes de cabeleireiros e 2 meses para formação de manicuras). Todas as aulas contavam com acompanhamento social presencial.

As aulas de capacitação eram realizadas em parceria com a ONG Entre Amigas. Além da formação em auxiliar de cabeleireiros e de manicuras, as alunas ainda aprenderam noções básicas de ética profissional, comportamento, postura, vestuário adequado, maquiagem, design de sobrancelhas e podologia.

Para garantir o sucesso do projeto, a RIOinclui ofereceu bolsas de transporte e material para as alunas.

RESULTADOS

46 MÃES FIZERAM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

  • A frequência às aulas atingiu índices satisfatórios de quase 100%.
  • O material oferecido pelo projeto nas aulas práticas foi doado às alunas para que tivessem possibilidade de dar continuidade ao trabalho depois de certificadas.
  • Das 46 mulheres matriculadas no A Tua Ação, 37 permaneceram trabalhando em casa ou atendendo em domicílio, estabelecendo assim uma nova fonte de renda para a família.

DEPOIMENTOS

“Meu sonho sempre foi trabalhar com beleza, mas como? Nunca tive condição. E tempo, quem tem tempo com filhos? E com filho especial, que nasce com deficiência, como é que se faz? Olha... nem acreditei quando me ligaram pra dizer que ganhei a bolsa! Sonho!”
Aline Silva / Turma 2016 (encaminhada pelo Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz)
Obs.: Com o auxílio da Central de Doações do RIOinclui, Aline recebeu móveis e montou o próprio salão.

 

“Felicidade poder dizer que montei meu negocio, aqui em casa mesmo! Posso cuidar da casa, do meu filho e ainda atender aqui mesmo! Meu agradecimento a esse trabalho nunca vai ser suficiente.” Patrícia Gomes de Moraes Borges / Turma 2011 – beneficiária Moradia e Acesso.

 

“Aprendi mais que um trabalho: aprendi cuidar de mim, das minhas filhas... logo eu, que achava que essa coisa de batom e escova em cabelo nunca podia ser pra mim...Só agradeço.”
 Rosilene Gomes da Silva / Turma 2012 – beneficiária Moradia e Acesso.
Obs.: Recebeu atendimento do Programa e teve a casa reformada com a construção de um salão de beleza anexo à residência.

Em 2022, a RIOinclui tem como proposta possibilitar a ampliação de ações já desenvolvidas no A Tua Ação  e construir  novas estratégias e projetos que promovam a capacitação e inclusão da pessoa com deficiência e suas famílias no mundo do trabalho. Cabe ressaltar que entendemos esse mundo do trabalho como o das relações que são geradas e ocorrem por meio da atividade humana, trabalho engloba o meio ambiente, os produtos, as tecnologias,  técnicas, comunicações e as próprias normas que regulam tais relações.

Nesse contexto,  referimos o mundo do trabalho como todo o processo que envolve a  inclusão produtiva com o objetivo de  gerar  trabalho e renda com dignidade e estabilidade  para as pessoas com deficiência e suas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Portanto, temos por finalidade a inclusão dos sujeitos com deficiência e suas famílias em atividades que propiciem a preparação e capacitação profissional, a geração de renda, o trabalho decente, o empreendedorismo  e a empregabilidade para essa população.

É preciso “promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos”. Trabalho Decente e Crescimento Econômico são dois pontos presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o de número 8, para que todas as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Tendo a premissa acima como um dos norteadores do Programa A TUA AÇÃO, acreditamos que a construção de um banco de dados seja a ferramenta inicial do processo. O banco de dados é a organização e armazenagem de informações sobre um domínio específico; ou, de forma mais simples, é o agrupamento de dados que tratam do mesmo assunto, e que precisam ser armazenados para segurança ou conferência futura.

O banco de dados será alimentado via cadastro de pessoas interessadas em participar de um dos lócus de atuação da RIOinclui para o campo da empregabilidade, sendo Capacitação Profissional/Geração de Renda, Empreendedorismo e Emprego Apoiado.

Se você, pessoa com deficiência ou familiar de pessoa com deficiência,  tem interesse em se capacitar, fazer cursos, ou ter oportunidade de uma vaga de emprego, entre em contato conosco!

Acesse o link e faça seu cadastro:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKivkf7nFmN3Ond9vb3s5ZP8krpD8WAArG-qls4lH7oB4QRg/viewform?usp=sf_link

 

Você, empreendedor, ou que deseja abrir o seu próprio negócio, entre em contato conosco!

Acesse o link e faça seu cadastro:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKivkf7nFmN3Ond9vb3s5ZP8krpD8WAArG-qls4lH7oB4QRg/viewform?usp=sf_link

 

Empregador, de organizações sociais e/ou de empresas, que queira contratar, entre em contato conosco!

Acesse o link e faça seu cadastro:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCIFvd0ubzdXvpjt5hw6qXpc5nS9Ef-n4-AeY_Cis9HRVHJw/viewform?usp=pp_url


A RIOinclui estará junto com você. Vamos tornar a inclusão laboral a nossa meta!

NOTÍCIAS

RIOINCLUI REALIZA NOVA CERTIFICAÇÃO PARA INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Programa A Tua Ação, criado pela obra social, certifica sua segunda turma para fornecer suporte e assistência.

Evento marcou ainda o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a contagem regressiva para os 40 anos da obra social do Rio de Janeiro

O programa A Tua Ação, oferecido pela RIOinclui, obra social da cidade do Rio de Janeiro, realizou, nesta quarta-feira (13/12), no Palácio da Cidade, cerimônia de certificação de 16 pessoas com deficiência que foram preparadas para ingressarem em diversas atividades do mercado de trabalho. O evento contou com a participação da presidente de honra da RIOinclui e primeira dama da cidade do Rio, Cristine Paes, além de importantes empresários e parceiros da instituição.

Entre os participantes do programa estão pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eles formaram a última turma do curso de formação laboral do ano de 2023.

- É uma honra e um prazer estar aqui com vocês em mais uma cerimônia de certificação do curso de formação do projeto A Tua Ação. Estamos cumprindo a missão de promover a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Com muito orgulho finalizamos este ano de muito trabalho da RIOinclui, podendo fazer a diferença na vida de muitas pessoas – disse Cristine Paes.

Durante a cerimônia, além da entrega dos certificados, foram celebrados o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a contagem regressiva para os 40 anos da obra social do Rio de Janeiro. Duas ex alunas, Daniela de Sá e Cintia Monteiro, acompanhadas pela professora de dança Catia Cristina Alves, fizeram uma apresentação de dança.

O objetivo principal do programa é fornecer suporte e assistência para a inclusão de pessoas com deficiência e seus familiares no mundo do trabalho. Qualificação, empreendedorismo e emprego apoiado são as três frentes de trabalho do programa. O emprego apoiado é a vertente que se concentra especialmente nas pessoas com deficiência que precisam de um suporte maior para desempenhar suas tarefas.

Desde a sua formulação, em 2021, o programa contabiliza 34 pessoas com deficiência formalmente empregadas e, tem como diferencial, a apresentação do portfólio dos cursistas.

- O programa A Tua Ação é mais uma realização da RIOinclui. É por meio dele que podemos viabilizar o acesso de pessoas com deficiência, que precisam de um grau maior de suporte, ao mundo do trabalho. O grande objetivo da metodologia do emprego apoiado é identificar os talentos das pessoas com deficiência, identificar os desejos, o que elas gostam de fazer, com o que se identificam e, a partir daí, encaminhá-las para o mundo do trabalho. E fazendo as parcerias com os empresários que estão mais sensíveis de fazer essa inclusão com responsabilidade – afirmou a diretora-presidente da RIOinclui, Isabel Gimenes.

A ampliação dessa metodologia em todo o país é apoiada pela RIOinclui não apenas para ajudar as pessoas com deficiência a identificar suas necessidades de apoio, mas também para colaborar com a cultura organizacional das empresas e instituições que oferecem vagas de trabalho.

- O programa A Tua Ação para mim foi mágico, maravilhoso. Eu amei. Agora estou na expectativa de conseguir um emprego, o que será um passo incrível – declarou Luiza Honorato, de 26 anos.

RIOINCLUI E CARANDAÍ 25 UNEM-SE À SCUOLA. PARA CAPACITAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SEUS FAMILIARES

Para promover a capacitação e a inclusão laboral de pessoas com deficiência e familiares, a RIOinclui - Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro, a escola de gastronomia, SCUOLA. e o coletivo de moda CARANDAÍ 25, uniram forças para oferecerem um ‘Curso Básico de Formação em Gastronomia’ aos beneficiário da ONG RIOinclui.

A sede do SCUOLA., localizada em Botafogo, receberá ao longo de 6 encontros práticos e teóricos, uma turma de 11 pessoas, para aprenderem as noções básicas da gastronomia como atendimento de salão e bar, orientações sobre variedades culinárias e normas administrativas financeiras.

Os 11 participantes foram contemplados pela demonstração de interesses pela área da gastronomia. 5 são pessoas com deficiências — deficiência intelectual, TEA, Trissomia 22 e deficiência física — e 6 familiares de pessoas com deficiência beneficiados pelos programas da RIOinclui (A TUA AÇÃO e Moradia & Acesso), todos moradores da Zona Norte e Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, que terão os custos de deslocamento custeados pela CARANDAÍ 25.

A RIOinclui, através do Programa A TUA AÇÃO, viabiliza a inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, a partir da metodologia do Emprego Apoiado que valoriza a equidade e a inclusão laboral da pessoa com deficiência.

A SCUOLA é um espaço que reúne projeto social de capacitação através de atividades como cursos, debates, pesquisa de cardápio e eventos de gastronomia contribuindo assim para diminuição da taxa de desemprego, através da formação de mão de obra para o atendimento das demandas de bares e restaurantes visto ser esse o setor da economia que mais emprega no mundo

A CARANDAÍ 25 é um evento voltado para produção, exposição e divulgação de produtos relacionados ao mercado de moda autoral, com a missão de acelerar e dar visibilidade a novas marcas, incentivando também a economia circular com foco em sustentabilidade, diversidade e inclusão, participando, pontualmente, e de forma colaborativa de ações de responsabilidade social.

No dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, os alunos celebrarão a conclusão do curso com a entrega dos certificados em uma cerimônia no Palácio da Cidade, sede da RIOinclui, na presença de parceiros.

Serviço:
Curso Básico de Formação em Gastronomia
Parceria: RIOinclui - Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro, SCUOLA e CARANDAÍ 25
Local: Botafogo, Rio de Janeiro 
Datas: de 29/08/2023 a 19/09/2023 - 3ªf e 5ªf

RIOINCLUI PROMOVE INCLUSÃO LABORAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ARRECADA RECURSOS PARA REFORMA E ACESSIBILIZAÇÃO DE CASAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL COM PONTO DE VENDA NO COLETIVO MODA.

CARANDAÍ 25
A RIOinclui participou, mais uma vez, do coletivo de moda Carandaí 25, entre os dias 24 e 27 de agosto, das 13h às 21h, onde foram disponibilizadas mais de 1.000 peças, novas e semi-novas, do vestuário feminino sob curadoria de especialistas. O evento ficou aberto ao público no Jockey Club Brasileito, na Gávea, e promoveu a inserção laboral de cinco jovens com deficiência. Quatro pessoas com deficiência intelectual atuaram no receptivo, enquanto uma pessoa com TEA — Transtorno do Espectro Autista recebeu os participantes do evento no ponto de venda da RIOinclui.
As peças disponibilizadas  para compra são fruto da solidariedade de pessoas físicas e jurídicas e de marcas que se engajaram no movimento. Todo o valor arrecadado será em benefício de crianças e adolescentes com deficiência em situação de vulnerabilidade social que serão contempladas pelo Programa Moradia e Acesso que reforma com acessibilidade suas residências.
Para este momento, a equipe RIOinclui realizou ambientação com os 5 colaboradores no Jockey Club Brasileiro. A ambientação faz parte do Programa A TUA AÇÃO ao promover experiências laborais, em diferentes espaços.

Kleyton Gusmão, de 23 anos, autista, gamer, estudante do ensino superior do curso de Tecnologia da Informação, é a pessoa que terá sua primeira oportunidade de trabalho remunerado no ponto de venda da RIOinclui.

— Eu estou muito ansioso e espero fazer um bom trabalho. Minha grande expectativa para o evento é trabalhar bem e conhecer pessoas legais. Disse, Kleyton Gusmão.
— Para a RIOinclui e todos que trabalhamos em prol da pessoa com deficiência é um privilégio proporcionar através de um único evento oportunidade de trabalho para cinco pessoas e captar fundos para a reforma com acessibilidade da casa de crianças e adolescentes com deficiência. Disse, Cristine Paes - Presidente de Honra da RIOinclui.

No dia 02/08/2023, aconteceu a certificação da turma do curso de formação do Programa A TUA AÇÃO. Durante dois meses, 17 pessoas com deficiência, entre deficiência intelectual, deficiência física, TEA e Baixa Visão, e familiares participaram de atividades voltadas para identificação de interesses e habilidades, bem como mapeamento de instrumentos de apoio e suporte

Numa parceria inédita RIOinclui/Riotur para o desfile das escolas de samba do grupo especial, ocorreu a contratação de 10 pessoas com deficiência para atuarem no receptivo dos camarotes 9 e 11 da Marquês de Sapucaí. As atividades do grupo de colaboradores amparados pela metodologia do emprego apoiado foram desempenhadas com muita competência e seriedade. As pessoas com deficiência física, deficiência intelectual participantes do processo tiveram oportunidade de demonstrarem suas habilidades de comunicação, interação e orientação ao público.

E para celebrar a beleza e a magia do carnaval da democracia, inclusão e diversidade demos um show de graça, beleza e samba no pé, além de levar para Marquês de Sapucaí a explosão de alegria de cada um dos corações conquistando e encantando o público presente!

Viva o Carnaval da Democracia, da diversidade e da inclusão!

Promover Inclusão não se trata  somente de  aspectos legais, mas também de aspectos sociais. E, isso envolve a coletividade.
Apoiar a descoberta de talentos e enaltecer as habilidades é a proposta do Emprego Apoiado. A pessoa com deficiência é a protagonista do processo e, hoje, foi mais um dia de exercitar esse protagonismo.

Dia de troca de vivências com todos os colaboradores da Animasom!

A RIOinclui, ao acreditar no trabalho e no compromisso com as pessoas com deficiência, tem procurado desenvolver novas ações em prol de uma sociedade mais inclusiva. E, para tanto, ter a 4fly como parceira nesta caminhada é garantia de uma entrega de sucesso.No mês de dezembro de 2022, a participação no evento KRIOK foi um momento ímpar para a nossa parceria. No dia 3/12, dia internacional das Pessoas com Deficiência, a parceria permitiu a divulgação da data e da importância de viabilizar acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência. Pudemos dialogar e viabilizar recursos de acessibilidade _ desde o transporte adaptado até instrumentos de comunicação _, realizar sensibilização com a equipe de profissionais, em total de 20, visando uma comunicação mais acessível, praticar o emprego apoiado por meio da inserção de 6 pessoas com deficiência em postos laborais, e convidar pessoas com deficiência e seus familiares (25 pessoas), para aproveitarem esse momento de diversão.Esta ação beneficiou as pessoas com deficiência e seus familiares, assim como as equipes envolvidas no evento KRIOK que, ao fazerem parte desta engrenagem, também puderam vivenciar diferentes situações de inclusão e acessibilidade.
Entre os meses de junho e julho de 2022, aconteceu o curso de formação "Inclui Carioca. Emprego Apoiado", da RIOinclui, em parceria com a SPM _Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher; na Casa da Mulher Carioca Tia Doca, em Madureira.Ao longo do curso, as participantes trabalharam aspectos relacionados a autogerenciamento; habilidades emocionais, cognitivas, sociais; talentos e interesses, dentre outros.Momento de compartilhar informações  do PIT _ Plano Individualizado de Transição, traçando estratégias para a customização. Programação estruturada, o próximo passo é o MUNDO DO TRABALHO.As participantes, mulheres com deficiência,  receberam seus certificados e participaram da confraternização bem entusiasmadas.

Depoimentos de Ísis e Sara, participantes do curso de formação.

No dia 08/03/2022, a equipe RIOinclui realizou encontro virtual com instituições parceiras para apresentação do Programa e otimização das ações.

Logo Rio inclui com fundo branco e quadriculados cinza.

Endereço

Rua São Clemente, 360 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Telefone

(21) 2976-9120

Contato

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support