A TUA AÇÃO

Sobre o programa

Durante a execução do Moradia e Acesso, identificou-se que a maioria dos núcleos familiares atendidos apresentavam mulheres (mães, tias e avós) como as principais provedoras do lar. Além disso, era comum que o rendimento familiar fosse baseado no BPC (Benefício de Prestação Continuada), pois a responsável pela casa não tinha condições de se ausentar para trabalhar, uma vez que ela era também a cuidadora da pessoa com deficiência. Um cenário que contribuía para o agravamento da situação de vulnerabilidade social dessas pessoas.

Assim surgiu o A Tua Ação. Com a missão de viabilizar a transformação das relações sociais presentes nos espaços físicos adaptados pela intervenção da arquitetura e promover a emancipação social e econômica das famílias envolvidas, o projeto oferecia cursos de capacitação profissional para geração de renda.

grupo de mulheres de camisetas brancas segurando secadores de cabelo atrás de pessoas sentadas em cadeiras de cabeleireiro em frente a espelhos

Através de levantamento socioeconômico, a estética foi eleita como área de interesse para a capacitação profissional, pois permitia que a prestação de serviço fosse feita em casa ou no domicilio da clientela. Assim, as mulheres podiam gerar renda atuando em locais próximos a sua residência. Desta maneira, estariam sempre perto para continuar prestando assistência às pessoas com deficiência pelas quais eram responsáveis.

Posteriormente o programa foi estendido às beneficiárias de outras instituições apoiadas pela RIOinclui que possuíssem a mesma situação socioeconômica das participantes do Moradia e Acesso. As turmas então passaram a mesclar mulheres de diferentes instituições mas com os mesmos enfrentamentos. Assim, a troca ficou cada vez mais rica e, além de aprender uma função profissional, elas também podiam conversar, confraternizar e somar conhecimentos.

O CURSO

A agenda do curso foi estruturada para conciliar as aulas com os compromissos e atividades dos tratamentos dos filhos das alunas matriculadas. As aulas aconteciam uma vez por semana e a capacitação durava 6 meses no total (4 meses para a formação de assistentes de cabeleireiros e 2 meses para formação de manicuras). Todas as aulas contavam com acompanhamento social presencial.

As aulas de capacitação eram realizadas em parceria com a ONG Entre Amigas. Além da formação em auxiliar de cabeleireiros e de manicuras, as alunas ainda aprenderam noções básicas de ética profissional, comportamento, postura, vestuário adequado, maquiagem, design de sobrancelhas e podologia.

Para garantir o sucesso do projeto, a RIOinclui ofereceu bolsas de transporte e material para as alunas.

RESULTADOS

46 MÃES FIZERAM OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

  • A frequência às aulas atingiu índices satisfatórios de quase 100%.
  • O material oferecido pelo projeto nas aulas práticas foi doado às alunas para que tivessem possibilidade de dar continuidade ao trabalho depois de certificadas.
  • Das 46 mulheres matriculadas no A Tua Ação, 37 permaneceram trabalhando em casa ou atendendo em domicílio, estabelecendo assim uma nova fonte de renda para a família.

DEPOIMENTOS

“Meu sonho sempre foi trabalhar com beleza, mas como? Nunca tive condição. E tempo, quem tem tempo com filhos? E com filho especial, que nasce com deficiência, como é que se faz? Olha... nem acreditei quando me ligaram pra dizer que ganhei a bolsa! Sonho!”
Aline Silva / Turma 2016 (encaminhada pelo Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz)
Obs.: Com o auxílio da Central de Doações do RIOinclui, Aline recebeu móveis e montou o próprio salão.

 

“Felicidade poder dizer que montei meu negocio, aqui em casa mesmo! Posso cuidar da casa, do meu filho e ainda atender aqui mesmo! Meu agradecimento a esse trabalho nunca vai ser suficiente.” Patrícia Gomes de Moraes Borges / Turma 2011 – beneficiária Moradia e Acesso.

 

“Aprendi mais que um trabalho: aprendi cuidar de mim, das minhas filhas... logo eu, que achava que essa coisa de batom e escova em cabelo nunca podia ser pra mim...Só agradeço.”
 Rosilene Gomes da Silva / Turma 2012 – beneficiária Moradia e Acesso.
Obs.: Recebeu atendimento do Programa e teve a casa reformada com a construção de um salão de beleza anexo à residência.

Em 2022, a RIOinclui tem como proposta possibilitar a ampliação de ações já desenvolvidas no A Tua Ação  e construir  novas estratégias e projetos que promovam a capacitação e inclusão da pessoa com deficiência e suas famílias no mundo do trabalho. Cabe ressaltar que entendemos esse mundo do trabalho como o das relações que são geradas e ocorrem por meio da atividade humana, trabalho engloba o meio ambiente, os produtos, as tecnologias,  técnicas, comunicações e as próprias normas que regulam tais relações.

Nesse contexto,  referimos o mundo do trabalho como todo o processo que envolve a  inclusão produtiva com o objetivo de  gerar  trabalho e renda com dignidade e estabilidade  para as pessoas com deficiência e suas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Portanto, temos por finalidade a inclusão dos sujeitos com deficiência e suas famílias em atividades que propiciem a preparação e capacitação profissional, a geração de renda, o trabalho decente, o empreendedorismo  e a empregabilidade para essa população.

É preciso “promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos”. Trabalho Decente e Crescimento Econômico são dois pontos presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o de número 8, para que todas as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Tendo a premissa acima como um dos norteadores do Programa A TUA AÇÃO, acreditamos que a construção de um banco de dados seja a ferramenta inicial do processo. O banco de dados é a organização e armazenagem de informações sobre um domínio específico; ou, de forma mais simples, é o agrupamento de dados que tratam do mesmo assunto, e que precisam ser armazenados para segurança ou conferência futura.

O banco de dados será alimentado via cadastro de pessoas interessadas em participar de um dos lócus de atuação da RIOinclui para o campo da empregabilidade, sendo Capacitação Profissional/Geração de Renda, Empreendedorismo e Emprego Apoiado.

Se você, pessoa com deficiência ou familiar de pessoa com deficiência,  tem interesse em se capacitar, fazer cursos, ou ter oportunidade de uma vaga de emprego, entre em contato conosco!

Acesse o link e faça seu cadastro:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKivkf7nFmN3Ond9vb3s5ZP8krpD8WAArG-qls4lH7oB4QRg/viewform?usp=sf_link

 

Você, empreendedor, ou que deseja abrir o seu próprio negócio, entre em contato conosco!

Acesse o link e faça seu cadastro:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKivkf7nFmN3Ond9vb3s5ZP8krpD8WAArG-qls4lH7oB4QRg/viewform?usp=sf_link

 

Empregador, de organizações sociais e/ou de empresas, que queira contratar, entre em contato conosco!

Acesse o link e faça seu cadastro:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCIFvd0ubzdXvpjt5hw6qXpc5nS9Ef-n4-AeY_Cis9HRVHJw/viewform?usp=pp_url


A RIOinclui estará junto com você. Vamos tornar a inclusão laboral a nossa meta!

No dia 08/03/2022, a equipe RIOinclui realizou encontro virtual com instituições parceiras para apresentação do Programa e otimização das ações.

Logo Rio inclui com fundo branco e quadriculados cinza.

Endereço

Rua São Clemente, 360 - Botafogo
Rio de Janeiro/RJ

Telefone

(21) 2976-9120

Contato

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support