RIOinclui no Esporte

catorze pessoas em situação de abraço tendo a equipe rioinclui, atletas paralimpicos e adolescentes

RIOinclui na defesa da dignidade e inclusão pelo Esporte

 

Apresentação

A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência defende a garantia da igualdade de oportunidades, o rompimento das barreiras e a promoção de direitos fundamentais que possam reverter a situação de invisibilidade e exclusão das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade. Nesse movimento, o Esporte torna-se uma abordagem promotora de dignidade e bem-estar à pessoa com deficiência.

A prática desportiva pode ser vista como mais uma linguagem que aprofunde o conhecimento do próprio corpo, do corpo do outro, implicando nas próprias interações sociais de maneira mais harmônica e respeitosa. A prática desportiva não é apenas uma ação mecânica e repetitiva do esporte, mas deve ser vista como uma estratégia de produção e construção de conhecimentos a respeito das possibilidades das pessoas com deficiência.

Em razão dos aspectos supracitados, a RIOinclui _ Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com a ANDE _ Associação Nacional de Desportos para Deficientes promoveu no dia 3 de dezembro de 2021, a roda de conversa RIOinclui na defesa da dignidade e inclusão pelo Esporte.

 

Justificativa

O início dos esportes adaptados para as pessoas com deficiência surgiu no século XX com modalidades voltadas para os deficientes auditivos. A partir do ano de 1920, passaram a incluir outros tipos de deficiências e, com isso, as modalidades esportivas começaram a ser adaptadas. Desde então, esses esportes começaram a ganhar espaço no cenário esportivo. Mesmo ganhando dimensão, ainda é pouco difundido como as pessoas com deficiência ingressam no esporte e qual a estrutura que eles encontram para praticarem atividade física.

Com o surgimento dos Jogos Paralímpicos, em 1960, diversos clubes brasileiros e associações começaram a investir e a desenvolver os esportes adaptados. Hoje, o Brasil é referência em estrutura para essas modalidades. “Atualmente, o principal espaço do país para a prática de esporte adaptado é o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Há também uma série de associações e clubes espalhados pelo país que possibilitam a prática do esporte para a pessoa com deficiência.” diz Ivo Felipo do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A ideia de que todo o território nacional tenha condições de ajudar na disseminação do esporte de pessoas com deficiência e possa contribuir para a organização de estruturas mínimas é um forte ideal. No recorte do município do Rio de Janeiro, o reconhecimento da RIOinclui como espaço dessa disseminação e oportunizador de ações inclusivas pelo esporte é foco do evento em tela.  Pensar que a visibilidade do atleta com deficiência possa estimular a participação de crianças e adolescentes, com e sem deficiência,  em atividades desportivas; possa estimular a participação de diferentes profissionais da área desportiva na inclusão de crianças e jovens com deficiência em diferentes modalidades.

 

Objetivos

  1. Identificar práticas desportivas potencializadoras das pessoas com deficiência
  2. Promover a inclusão das pessoas com deficiência por meio do esporte
  3. Contribuir na construção de culturas inclusivas na área do esporte
  4. Oportunizar evento de interação entre pessoas com e sem deficiência, tendo a pessoa com deficiência como protagonista da ação
  5. Oportunizar evento de interação entre pessoas como e sem deficiência, por meio do esporte, fortalecendo a cultura da paz e da inclusão

 

Desenvolvimento da ação

Por que Roda de Conversa?

As Rodas de Conversa consistem em um método de participação coletiva de debate acerca de determinada temática em que é possível dialogar com os sujeitos, que se expressam e escutam seus pares e a si mesmos por meio do exercício reflexivo.

A roda de conversa RIOinclui na defesa da dignidade e inclusão pelo Esporte envolveu pessoas com e sem deficiência num diálogo dinâmico sobre as perspectivas de atuação do sujeito que já se encontra em desenvolvimento de uma atividade desportiva e sua trajetória para o alcance dos resultados obtidos. Foram convidados três atletas que apresentaram suas trajetórias para crianças e adolescentes com e sem deficiência, criando oportunidade para o diálogo. Também, foram convidadas crianças e adolescentes com deficiência, oriundas das instituições parceiras da RIOinclui, que tinham interesse em práticas desportivas por já se encontrarem incluídas em alguma atividade, sendo natação, capoeira, judô ou outras, por acreditarmos ser um canal de ampliação de conhecimento e experiências. E, por fim, convidamoss crianças e adolescentes sem deficiência, oriundas de escolas das redes pública e privada, por acreditarmos que é uma experiência rica em inclusão que pode repercutir no cenário educacional.

Em paralelo a dinâmica da roda de leitura, acreditamos que pela experiência da ANDE em relação a temática da roda de conversa, duas de suas contribuições possam ser um vídeo com experiências de diferentes modalidades desportivas e uma exposição de fotos com atletas paralímpicos. O vídeo a fazer parte da dinâmica da roda de conversa e a exposição de fotos para permanecer toda a semana no hall do Palácio da Cidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support